Artes cênicas são todas as expressões artísticas que se desenvolvem em um palco ou em algum local de representação para o público. 482s15
Também chamadas de artes performáticas, as artes cênicas englobam não apenas a prática, como também todo o estudo artístico e suas formas de expressão dentro de palcos de teatro, óperas, danças e circo.
O palco para as Artes Cênicas possui um significado maior do que a estrutura física. Nesse sentido, palco pode ser qualquer local onde ocorra uma apresentação cênica. Dessa forma, ele pode estar em locais como praças, ruas e escolas.
Uma das principais características das Artes Cênicas é a interpretação do artista por meio da expressão de seu corpo. Essa expressão se dá por meio de postura corporal, atitude gestual, movimentos e entonação de voz. Ainda, existem diversas funções que compõem a área, como montagem, direção, figurinos, produção, cenografia e maquiagem.
Leia também: Cinema e Audiovisual — o que faz o profissional formado nessa área?
O curso de Artes Cênicas é destinado aos que querem compreender as Artes Cênicas como um todo, no entanto, mesmo a área sendo abrangente, na formação, os alunos recebem maior contato com as práticas e expressões artísticas do teatro. Além das aulas e disciplinas corporais, os alunos têm o a diversas áreas da profissão, como maquiagem, cenografia e figurino.
A graduação tem oito semestres de duração e pode ser oferecida nas modalidades bacharelado e licenciatura. Como bacharel, o profissional poderá ter ênfase em atuação, direção teatral, teoria e crítica, ou cenografia. Já os licenciados poderão atuar como professores em escolas, cursos específicos ou projetos de ação cultural.
Algumas universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), permitem que o estudante escolha a habilitação do curso a partir do quinto semestre. Os estudantes da USP também podem optar pela dupla habilitação.
Um dos objetivos da formação é o desenvolvimento de pensamento crítico no exercício da profissão. Justamente por isso, os estudantes de Artes Cênicas terão disciplinas voltadas para política, filosofia, psicologia e educação.
Além de apresentar e desenvolver as diversas áreas dentro do teatro, como direção de cena, atuação, sonoplastia, figurino, cenário, e o próprio ensino de teatro, o curso também apresenta aos seus alunos as demais linguagens artísticas que compõem as Artes Cênicas.
Sendo assim, os alunos conhecerão formas artísticas como dança, performance, música e outras artes visuais. A ideia da formação é que o aluno tenha noção ampla de como todas as linguagens artísticas se articulam para montar uma cena, um espetáculo, um projeto artístico, não abordando apenas a parte do teatro.
Embora na graduação em Artes Cênicas ele tenha grande destaque, o teatro e a referida área não são a mesma coisa. Como mencionado, as Artes Cênicas englobam uma série de expressões e linguagens artísticas.
Já o teatro é uma forma de arte em que atores representam uma história para um público. Assim como nas Artes Cênicas, o teatro engloba outras áreas, como cenografia, direção, texto, maquiagem e iluminação, e profissionais além dos atores.
Dessa forma, podemos dizer que o teatro faz parte das Artes Cênicas, porém estas são mais amplas e abrangem muito mais do que apenas as expressões teatrais.
Por se tratar de uma profissão e formação multitarefa e que trabalha com expressões artísticas humanas, espera-se que os alunos de Artes Cênicas sejam criativos, bem-dispostos e que estejam preparados para atuar em diversos segmentos da arte.
Os alunos do curso também precisam ter boas habilidades de comunicação e de relação interpessoal, já que muitas vezes o trabalho com o público externo está atrelado à área.
Outra caraterística é a constante necessidade de estudar. Portanto, os alunos que queiram ingressar no curso precisam estar dispostos a estar em constante atualização sobre os estudos e principalmente se interessar por estudos sociais, já que a crítica social é um dos pontos-chave da formação e atuação dessa profissão.
Leia também: O que faz um profissional de Letras?
Confira algumas disciplinas do curso de Artes Cênicas
O mercado de trabalho para os artistas cênicos pode ser bastante amplo. Apesar da atuação ser a profissão mais famosa da área, os graduados no curso podem optar por diversas carreiras.
Atores ou atrizes podem atuar em teatro, filmes, TV, peças publicitárias, entre outros. Os atores e atrizes interpretam personagens e ajudam em suas construções artísticas.
Seu profissional que coordena, supervisiona e dirige qualquer representação cênica e acompanha suas etapas. Ele também pode atuar em diversas áreas, como TV, teatro e cinema.
Seus profissionais são responsáveis pela montagem dos cenários em que as apresentações acontecerão. A montagem é feita de acordo com as características do projeto e exige bastante estudo e pesquisa para sua execução.
Seus profissionais criam e/ou selecionam todos os figurinos específicos de todos os artistas que se apresentarão no projeto cênico.
É a parte burocrática da área. Os profissionais da produção realizam toda a parte istrativa, como locais de ensaio, patrocínio, orçamentos e recursos necessários para o projeto.
Os formados em licenciatura em Artes Cênicas trabalham ensinando em escolas ou cursos de interpretação. Também podem atuar na educação básica.
Seus profissionais realizam a análise e reflexão das artes e produzem críticas em relação às peças, cenas ou todo o projeto apresentado.
Por se tratar de uma área com diversas formas de atuação, os salários para Artes Cênicas podem variar bastante. Para atores, de acordo com o site Glassdoor, a média salarial no Brasil é de R$ 2842.
Por Miguel Souza
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - /guia-de-profissoes/artes-cenicas.htm