A Times Higher Education (THE) lançou o seu mais novo ranking universitário, com dados da Thomson Reuters, o World Reputation Rankings 2014, que reúne as 100 melhores instituições do mundo em reputação. Os Estados Unidos lideram a lista mais uma vez, com 46 instituições no top 100 e oito no top 10. O segundo melhor desempenho foi do Reino Unido, com dez instituições entre as 100 e duas entre as dez. O Brasil é representado apenas pela Universidade de São Paulo (USP) na faixa 81-90, a única universidade da América do Sul na lista. 1m3e1p
Pesquise cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.
Para chegar neste resultado, a Reuters e a Ipsos MediaCT reuniram as respostas de 10.536 acadêmicos de 133 países, especializados nas áreas de engenharia e tecnologia, ciências sociais, ciências físicas, disciplinas clínicas, ciências da vida, e artes e humanas, na pesquisa Academic Reputation Survey. Apenas estudiosos convidados podem participar na avaliação.
No total, 20 países possuem representantes no ranking de 2014: Estados Unidos (46 universidades), Reino Unido (10), Alemanha (6), Japão (5), Austrália (5), Holanda (4), Canadá (3), Coreia do Sul (3), Hong Kong (3), Suíça (2), Singapura (2), China (2), França (2), Taiwan, Suécia, Rússia, Turquia, Bélgica, Brasil e Israel (com uma instituição cada).
Segundo a Times Higher Education, a USP faz parte de um trio, juntamente com Moscow State e Middle East Technical, que desfruta de um "efeito prestígio", pois estão entre as 100 melhores reputações do mundo em educação superior, no entanto, não aparecem entre as 200 melhores universidades do mundo no ranking "Work University" da Times.
Fatos principais sobre o World Reputation Rankings 2014:
Para mais informações sobre o "Times Higher Education World Reputation Ranking 2014", visite o site da Times.
Por Brenda Bellani
Fonte: Brasil Escola - /estudar-no-exterior/infografico-ranking-das-10-melhores-reputacoes-educacao-academica.htm