As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/2 foram abertas nesta terça-feira, 25 de junho. O prazo para participar vai até o dia 1º de julho. n6e6o
Faça sua inscrição no Fies 2019/2
Podem se inscrever no programa apenas os candidatos que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato também precisa ter alcançado média de 450 pontos em todas as provas e nota acima de zero na redação.
Os estudantes que já concluíram algum curso superior também podem se inscrever no Fies, desde que não tenham nenhuma dívida de financiamento com o programa. Os bolsistas parciais do Programa Universidade Para Todos (ProUni) também podem financiar o valor restante do curso, desde que seja para a mesma graduação e o valor da soma do ProUni com o Fies não ultrae o valor da semestralidade.
Após o candidato saber que está apto para participar do programa, ele deve ar o Site do FiesSeleção para se inscrever. Confira como realizar a inscrição:
- e o site e clique em "Minha Inscrição" => "Primeiro o";
- Informe o seu F e data de nascimento e o sistema localizará o resultado do Enem e, caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para o ao e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição;
- e o e-mail cadastrado para ver o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação de sua inscrição;
- Volte ao Site do FiesSeleção, clique na opção "Já sou cadastrado" => informe seu F e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;
- Preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba "Grupo Familiar". É preciso cadastrar o F de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00.
- Selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas no Fies, levando em consideração o seu perfil e interesse.
Além de ter participado do Enem os candidatos também precisam estar dentro dos grupos de renda exigidos pelo programa para se cadastrar. O programa tem duas modalidades, confira as regras de cada uma:
Para estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos.
Juros: Juros zero (com correção pela inflação)
Parcelas: Prestações máximas de 10% da renda familiar
Abrangência: Nacional
Manutenção: Tesouro Nacional
Para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos.
Juros: Definidos pelos bancos
Abrangência: Centro-Oeste, Nordeste e Norte (prioridades)
Manutenção: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
O oferta do Fies para o segundo semestre de 2019 é de 46.600 vagas. O número é quase 20% maior do que o oferecido no mesmo período em 2018, que foi de 39 mil vagas. Para o ano de 2019 a oferta do programa foi de 100 mil vagas. No primeiro semestre foram ofertadas 53.400, sendo que 43.606 contratos foram fechados e, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), os outros 10 mil estão em processo de contratação.
Para o preenchimento das vagas pelo Fies serão priorizados os cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior. As mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), como Norte e Nordeste, também terão prioridade. As instituições com nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo Fies, ou seja, quanto maior a nota, maior será a oferta.
Os resultados das duas modalidades serão divulgados no dia 9 de julho. Para o Fies haverá chamada regular e lista de espera. No P-Fies será apenas chamada única.
Os pré-selecionados na modalidade Fies terão que complementar as informações de 10 a 12 de julho. Depois disso é necessário comparecer a instituição que foi selecionado para validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (SA) em até cinco dias úteis. Quando os dados forem validados, o estudante deve procurar o banco parceiro para o contrato de financiamento dentro do prazo de 10 dias.
Na modalidade P-Fies não é necessário a complementação da inscrição no site, mas os estudantes precisam comparecer na SA da instituição para validar as informações e ir ao banco para formalizar o financiamento.
Os participantes que não forem convocados na chamada regular da modalidade Fies podem participar da lista de espera. A relação de candidatos disponíveis para convocação ficará disponível para as instituições de ensino entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.
Inscrições: 25 de junho a 1º de julho
Resultados: 9 de julho
Complementação informações no site (modalidade Fies): 10 a 12 de julho
Pré-seleção da lista de espera (modalidade Fies): 15 de julho a 23 de agosto
Para mais informações e o Site do Fies ou consulte o edital.
Fonte: Brasil Escola - /enem/fies-2019-2-inscricoes-serao-abertas-hoje/345666.html