Os esportes fazem parte integral da cultura norte-americana. As crianças são incentivadas a começar a praticar desde muito cedo, não só para manterem-se fisicamente ativas, mas principalmente para aprender valores importantes como companheirismo, força de vontade, esforço em grupo, justiça e perseverança. A medida que evoluem na educação escolar, a prática e a valorização dos esportes atingem o pico na universidade. 706s
Praticamente todas as escolas de ensino fundamental e ensino médio dos Estados Unidos possuem programas esportivos com equipes estudantis de diversas modalidades. O espírito competitivo, superação e trabalho em equipe são alguns das aspectos importantes para os americanos ados às crianças por meio das atividades atléticas ao longo da vida.
A educação física é matéria obrigatória no colegial e pode, inclusive, levar à reprovação do estudante caso não haja dedicação. É bastante comum também que os alunos que se destacam em algum esporte acabem ganhando bolsas de estudo atléticas em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, para continuarem a sua carreira esportiva durante a graduação, ando a integrar a equipe universitária oficial.
Os jogos interuniversitários são extremamente populares nos Estados Unidos e atraem milhares de espectadores no país inteiro.
Leia também: Como conseguir uma bolsa de estudo esportiva nos Estados Unidos
Por todos estes motivos, se você tem interesse em evoluir sua carreira esportiva juntamente à acadêmica no exterior, os Estados Unidos são o destino de estudo ideal. Cada instituição possui programas atléticos específicos com equipes, requisitos e bolsas de estudo diferentes. Portanto, recomendamos que faça uma pesquisa aprofundada para encontrar a opção mais adequada ao seu perfil atlético e histórico escolar.
A fim de ajudar na sua busca, trouxemos a seguir uma lista de dez excelentes universidades dos Estados Unidos com fortes programas atléticos, ideais para quem ama esportes, de acordo com os sites Top Universities e Business Insider.
Uma não tão pequena prova de que esta é uma potência dos esportes universitários: os jogos de futebol americano da Universidade do Michigan atraem mais de 100.000 espectadores. Até agora, 24 dos seus ex-alunos integraram as últimas quatro equipes olímpicas pelos Estados Unidos.
A Universidade tem algumas das melhores instalações atléticas em seu campi e também é bastante competitiva academicamente. Os seus cursos voltados para áreas dos esportes têm uma média de 80% de sucesso de graduação. Além disso, a região tem três grandes times profissionais da cidade de Detroit, de futebol americano, basebol e hóquei no gelo, o que pode significar uma futura contratação caso o estudante tenha um desempenho notável na Universidade.
Os pontos fortes da Universidade da Flórida são o futebol americano e o basquete. Além disso, a instituição e a região são conhecidas pelas atmosfera festeira, com diversas opções de bares esportivos onde assistir às partidas e celebrar as vitórias dos Florida Gators, nome oficial das equipes esportivas da Universidade.
De acordo com o ranking mundial da QS por área de estudo, o respeitável QS World University Ranking by Subject, a Universidade da Flórida está entre as dez melhores do mundo nas disciplinas acadêmicas relacionadas aos esportes.
Em 2016, o Business Insider classificou o seu programa atlético como o melhor dos Estados Unidos de acordo com dados do Capitol One Cup, resultados em campeonatos nos últimos anos, receita gerada pelo departamento atlético da instituição, entre outros aspectos.
Ironicamente, o estado de Connecticut não tem nenhuma equipe masculina esportiva profissional, mas este é um dos aspectos que ajuda a atrair mais atenção aos times da instituição.
Outra coisa que destaca a Universidade de Connecticut: apesar de a equipe masculina de basquete ter dois títulos na última década, as estrelas são as mulheres. A equipe feminina de basquete da UConn, como a instituição é conhecida, conseguiu mais de 100 vitórias consecutivas.
Alô, meninas, esta pode ser a melhor opção para sua carreira atlética!
A Universidade Estadual de Ohio tem mais de 2.500 estudantes ativamente envolvidos com equipes esportivas. O futebol americano é o forte da instituição, atraindo tantos espectadores que 30.000 deles até compram o pacote de tickets para todas as partidas da temporada, algo muito comum nos Estados Unidos. Isso significa que a equipe da Ohio State tem uma fiel base de fãs.
Outro aspecto que destaca a Universidade é o seu centro recreativo coberto de mais de 68 mil m² para diversas práticas esportivas.
Futebol americano e basquete são as duas equipes mais bem-sucedidas da Universidade de Wisconsin-Madison, uma instituição que combina perfeitamente a sensação de comunidade no campus e a proeza nos esportes.
Os estudantes atletas da Wisconsin-Madison tem uma excelente média de 70% de graduação, o que significa que a Universidade é tão boa academicamente quanto nos esportes.
Poucas universidades americanas são tão competitivas em uma ampla diversidade de esportes como a Universidade de Notre Dame, localizada no estado de Indiana. Ela tem equipes esportivas bem-sucedidas no futebol, basquete, lacrosse, hóquei e esgrima, que já ganharam vários títulos ou alcançaram semifinais em torneios oficiais desde 2000.
Já no âmbito interno, para quem quer praticar algum esporte apenas por diversão ou bem-estar, a Notre Dame tem qualquer modalidade que você pensar, do futebol americano ao broomball.
O ginásio de basquete com mais de 9.000 assentos da Universidade Duke é um dos centros esportivos universitários mais famosos dos Estados Unidos – os estudantes chegam a acampar em seus arredores a fim de conseguir ingressos para os grandes jogos.
Apesar de o futebol americano também ter um bom desempenho, é a equipe de basquete da Duke que consegue mais títulos em campeonatos.
O campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) tem algumas das melhores instalações esportivas do país, propiciando um ambiente que instiga o sucesso. A instituição conta com mais de 100 equipes em campeonatos da NCAA, importante associação atlética para esportes colegiados dos Estados Unidos.
Além disso, a região de Los Angeles tem alguns dos mais famosos times profissionais nacionalmente: Lakers, Rams e Clippers – respectivamente, basquete, futebol americano e basquete.
Apesar de o futebol americano ser o forte da Universidade do Texas em Austin – atraindo uma multidão toda vestida de laranja ao estádio nos dias de jogos –, ela também mantém um programa atlético notável para mulheres e um recorde do maior número de ex-alunos em Olimpíadas.
A equipe masculina de futebol americano da Universidade do Alabama ganhou quatro títulos nacionais e seis títulos na divisão da conferência em nove temporadas. Mas não é só o futebol americano que tem o seu lugar na UA: os estudantes podem escolher praticar ginástica, basquete, basebol, remo, cross country, golfe, futebol, softball, natação, mergulho, tênis, atletismo e vôlei. Impressionante, né?
Fonte: Brasil Escola - /estudar-no-exterior/as-melhores-universidades-nos-estados-unidos-para-quem-ama-esportes.htm