A renomada organização Times Higher Education (THE) publicou pela primeira vez uma classificação mundial de universidades para responder a seguinte pergunta: o que é um aprendizado online bem-sucedido? 5qv38
Nesta edição piloto do Online Learning Rankings (OLR), os especialistas da THE avariaram instituições de ensino superior de acordo com 17 métricas de qualidade e chegaram a uma lista com as 11 melhores do mundo para cursos online.
O ORL é um ranking que avalia a qualidade do ensino online - não as instituições como um todo. Por isso, a classificação tem dois diferenciais: considera apenas a parte da universidade que fornece aprendizagem online; e para ser válido, o curso tem que ser anunciado como “online” e ter pelo menos 40% do conteúdo ministrado virtualmente.
A metodologia avalia:
Recursos: o nível de recursos da universidade dedicados ao aprendizado online;
Engajamento: o nível de engajamento dos alunos no aprendizado online;
Resultados: os resultados para os alunos que participam do aprendizado online;
Ambiente: o ambiente virtual no qual o aprendizado online acontece.
“Ao elaborar o OLR inaugural, a equipe de dados do THE encontrou diferenças gritantes nos tipos de oferta: desde universidades tradicionais de campus adicionando elementos online, até operações totalmente online, como universidades abertas, e novas instituições tentando fornecer ensino superior para pessoas que vivem em áreas rurais de países de baixa renda”, explica o anúncio oficial do ranking.
Apenas 11 universidades mundialmente conseguiram um lugar na categoria Ouro: três dos EUA, duas do Reino Unido, duas da Índia e uma da Rússia, Hungria, Nova Zelândia e Austrália. Quatorze estão na categoria prata e 31 na bronze. Outras 64 enviaram dados, mas não atenderam a todos os requisitos.
Estas são as melhores universidades do mundo para aprendizado online segundo o Times Higher Education Online Learning Rankings (por ordem alfabética):
American University, Estados Unidos
Arizona State University (Tempe), Estados Unidos
HSE University, Rússia
Manav Rachna International Institute of Research and Studies, Índia
Massey University, Nova Zelândia
O.P. Jindal Global University, Índia
University of Central Florida, Estados Unidos
University of Essex, Reino Unido
University of Liverpool, Reino Unido
University of South Australia, Austrália
University of Szeged, Hungria
Fonte: Brasil Escola - /estudar-no-exterior/confira-as-melhores-universidades-do-mundo-para-cursos-online.htm