Temas de atualidades são comuns em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além dos conteúdos tradicionais das disciplinas escolares, esses acontecimentos podem gerar debates, tanto social quanto inseridos em alguma matéria específica. O Brasil Escola preparou uma lista de acontecimentos que foram destaques em abril de 2025.
Para compreender mais sobre os temas de cada acontecimento, basta ar os hiperlinks que levam às nossas notícias e artigos, além de ar as matérias nos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.
Tópicos deste artigo
Brasil
Trump impõe tarifas sobre produtos brasileiros
Trump anunciou a imposição de tarifas de 10% sobre produtos exportados para o Brasil. Em “tarifaço” anunciado pela Casa Branca, o presidente Donald Trump anunciou que introduziria “tarifas recíprocas” a países que fazem comércio com os Estados Unidos.
A medida promete tornar os “Estados Unidos grande novamente”. Outros países tiveram a porcentagem de tarifa ainda mais alta que o Brasil, como a União Europeia que recebeu 20% e o Vietnã com 46%.
Entenda mais sobre a cobrança de impostos aqui.
Funai captura imagens de povo indígena isolado no Brasil

Crédito da imagem: Reprodução/CGIIRC/Funai
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) registra imagens de povo indígena isolado na Terra Indígena Massaco, em Rondônia. O monitoramento pretende reafirmar a presença de povos indígenas isolados, bem como a importância da proteção territorial para a sobrevivência desses povos.
O trabalho de monitoramento realizado pela Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai também registrou a presença de outro povo isolado na Terra Indígena Kawahiva do Rio Prado, em Mato Grosso.
O monitoramento é feito por meio de expedições, sobrevoos e pela presença permanente nas Bases de Proteção Etnoambiental (Bapes). A Funai atua para garantir a autodeterminação e autonomia de povos isolados, sem promover o contato, por meio de ações das Frentes de Proteção Etnoambiental.
Conheça a Funai e entenda sua importância
Entenda mais sobre o processo de demarcação de terras indígenas
Vacinas modernas podem evitar pandemia de gripe aviária
A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) acredita que o avanço na criação de uma vacina contra a gripe aviária possa impedir que esse tipo de influenza se torne uma pandemia, algo que preocupa autoridades de saúde. A Presidente da SBIm, Mônica Levi, garante que já existem estoques de emergência da vacina contra a gripe aviária em cerca de 20 países.
No Brasil, imunizantes estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Butantan em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A formulação ou pela fase de testes em animais com bons resultados, agora buscam voluntários para os testes em humanos.
O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi confirmado em maio de 2023, desde então foram registrados 166 focos da doença. O Ministério da Agricultura e Pecuária mantêm o estado de emergência de zoossanitária por causa da doença por mais 180 dias.
Saiba como funciona uma vacina
Conheça mais sobre a gripe aviária
Comissão Internacional Indígena participa da COP30
Governo Federal e organizações indígenas criam uma Comissão Internacional Indígena para participação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém. A criação da comissão foi anunciada durante o Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília.
A Comissão Internacional Indígena será comandada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e é composta por sete entidades, entre elas, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), G9 da Amazônia Indígena, Aliança Global de Comunidades Territoriais (GATC) e mais.
A comissão fará parte do Círculo dos Povos, uma novidade apresentada pela presidência brasileira da COP 30. O objetivo é ampliar o protagonismo da sociedade civil e movimentos sociais nas discussões durante a conferência.
Anvisa aprova medicação contra Alzheimer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de medicamento indicado para tratamento de comprometimento cognitivo leve e demência leve associados ao Alzheimer. O medicamento chamado Kisunla (donanemabe) é um anticorpo que se liga à proteína beta-amiloide, essa, por sua vez, se aglomera e forma placas no cérebro.
Saiba quais são os sintomas do Alzheimer
UFF cria bateria que pode transformar mercado de energia
A Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu uma bateria de polímeros com teflon que se desenvolveu como uma alternativa à bateria de íon-lítio. Uma vez que o custo de produção é significativamente menor, esse projeto faz oposição à bateria convencional que apresenta desafios como alto custo de produção de impactos ambientais.
A grande vantagem dessa nova proposta é a capacidade de armazenamento de energia. Enquanto uma bateria de íon-lítio tem a capacidade de em torno de 140 miliampere-hora por grama (mAh/g), a bateria desenvolvida pelo Instituto de Física da UFF já ultraa 1000 mAh/g.
Conheça os tipos de baterías de lítio
Ex-presidente Fernando Collor é preso

Crédito da imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ex-presidente o Brasil, Fernando Collor de Mello, foi preso em Maceió, pelo crime de corrupção iva e lavagem de dinheiro. A condenação de 8 anos e 10 meses ao todo foi feita em maio de 2023, mas o mandado de prisão saiu somente após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negar o segundo recurso da defesa.
Collor foi o primeiro presidente do Brasil a sofrer impeachment. O esquema de corrupção que o ex-presidente estava envolvido foi denunciado e, após investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (MI) e protestos populares, conhecidos como caras-pintadas, seu impeachment foi confirmado em 29 de setembro de 1992.
Saiba como foi o Governo de Fernando Collor
Compreenda o que é lavagem de dinheiro
Mundo
Guerra tarifária entre Estados Unidos e China

Crédito da imagem: Alan Santos /PR
Após o anúncio de “tarifas recíprocas” do governo dos Estados Unidos, a China aumenta tarifas de importações de produtos estadunidenses. Inicialmente a tarifa imposta a produtos chineses foi de 34%, no entanto o Ministério das Finanças da China anunciou uma retaliação à medida, que levou a um aumento da tarifa por parte da Casa Branca.
As tarifas chegaram a 125% na China sobre produtos norte-americanos e 145% nos Estados Unidos sobre produtos cineses. O aumento ocorreu após a China não ceder à pressão imposta por Donald Trump, presidente norte-americano. A China é a segunda maior economia do mundo e segundo pais país a importar para os EUA.
Entenda mais sobre importação e exportação
Compreenda mais sobre economia
Teste para detectar Parkinson
Cientistas de Israel desenvolveram um teste sanguíneo simples e rápido capaz de identificar a doença de Parkinson antes da manifestação de sintomas. A equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém responsável pela pesquisa garante que o teste apresenta uma precisão de identificação de doentes de Parkinson pré-sintomáticos maior que ferramentas de diagnóstico atuais.
Conheça os sintomas da doença de Parkinson
Morte de Mario Vargas Llosa
Morre Mario Vargas Llosa, escritor peruano que foi o último latino-americano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 2010. Vargas Llosa morreu no dia 13 de abril, em Lima, capital do Peru, segundo a nota divulgada por seus filhos ele estava com sua família e em paz. A pedido do escritor não houve funeral público, apenas com família e amigos próximos.
Saiba mais sobre o escritor peruano
Inteligência artificial ajuda navegação e orientação de cegos
Cientistas desenvolvem uma tecnologia com algoritmos de inteligência artificial (IA) capaz de auxiliar na navegação de pessoas cegas ou com baixa visão. O dispositivo desenvolvi por investigadores da Universidade Shanghai Jiao Tong estuda o ambiente e envia sinais ao usuário quando se aproxima de obstáculos, além de fornecer direções por comandos de voz.
Entenda tudo sobre inteligência artificial
4º Fórum Permanente sobre Pessoas Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas
Aconteceu a 4ª edição do Fórum Permanente sobre Pessoas Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. O Fórum é um mecanismo de avaliação do Conselho dos Direitos Humanos e busca melhorias na segurança, qualidade de vida e meios de subsistência de afrodescendentes.
O tema do evento foi “África e Pessoas Afrodescendentes: Unidos pela Justiça Restaurativa na Era da Inteligência Artificial”. Pontuando, com urgência na era digital, a necessidade de reparação dos legados históricos da escravização africana e do colonialismo.
A abertura do evento aconteceu no plenário da ONU, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco esteve presente representando o Brasil. Em seu discurso a ministra afirma a importância da luta antirracista, defendeu a justiça climática para populações afrodescendentes e destaca a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, estabelecia no Brasil durante a Cúpula do G20, em 2024.
Entenda mais sobre a estrutura da ONU
Primeiro foguete com tripulação exclusivamente feminina é lançado

Crédito da imagem: Divulgação/Blue Origin
Primeiro foguete com tripulação composta apenas por mulheres é lançado pela empresa Blue Origin. O voo do foguete New Shepard durou cerca de 11 minutos e cruzou a Linha de Kármán, divisa entre a atmosfera terrestre e o espaço, localizado a 100 km acima do nível do mar.
Estavam presentes seis mulheres: a cantora, Katy Perry; a jornalista, Lauren Sánchez; a engenheira aeroespacial e ex-cientista de foguetes da Nasa, Aisha Bowe; a pesquisadora em bioastronáutica, Amanda Nguyen; a jornalista, Gayle King; e a produtora cinematográfica, Kerianne Flynn.
Saiba mais sobre o lançamento de um foguete
Nasa confirma que vento solar pode produzir água na Lua
Em simulação laboratorial Nasa, agência espacial norte-americana, confirma teoria de 60 anos, de que ventos solares que atingem a superfície da Lua são capazes de gerar moléculas de água presente no satélite natural da Terra. Acredita-se que grande parte da água na Lua está congelada em regiões de penumbra, que a luz do Sol não alcança, esse recurso é crucial para exploração.
Falecimento do Papa Francisco
Morre Papa Francisco, líder da Igreja Católica há 12 anos. O pontífice faleceu no dia 21 de abril, segunda-feira após o Domingo de Páscoa, devido a um AVC, coma e uma parada cardiorespiratória. O funeral aconteceu em nove dias e reuniu cardeais e fiéis do mundo todo.
Leia a bibliografia do Papa Francisco
Apagão na Espanha e Portugal
Apagão toma Espanha e Portugal por horas e causa transtornos no sistema de transporte público, em aeroportos e hospitais. Esse foi um dos maiores colapsos do sistema elétrico já registrado na Europa.
A empresa de rede elétrica da Espanha, Red Electrica, diz já ter identificado os pontos de incidente que causou o apagão. Segundo a empresa houve a perda de geração de energia, que causou instabilidade no sistema elétrico. A inconsistência gerou uma interconexão com a França, além de afetar os sistemas elétricos espanhol e português.
Entenda como funciona o circuito elétrico de distribuição de energia