Intercâmbio

Confira os textos que podem te ajudar a realizar o sonho de estudar no exterior.
Estudante mulher viajando em referência ao intercâmbio.
É preciso avaliar várias condições antes de realizar um intercâmbio.
Crédito da Imagem: Shutterstock

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Intercâmbios são oportunidades únicas na vida escolar. Além do incremento no currículo, as experiências pessoais e culturais vividas em intercâmbios são muito ricas.

Para realizar um bom intercâmbio, é importante ter planejamento e estudo antes de se mudar para outro país. Outro aspecto relevante é o valor de um intercâmbio, a depender da sua idade, é preciso verificar se será possível trabalhar no país de destino e quanto você precisa guardar para não ar necessidades ao longo da viagem.

Tópicos deste artigo

Qual é o preço do intercâmbio?

O valor de um intercâmbio varia muito conforme o seu destino, planejamento, duração e objetivos do projeto. Por exemplo, um intercâmbio nos EUA pode custar até 11 mil reais por mês, já na Irlanda, o valor pode ser 7 mil reais por mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lembrando que esses valores variam conforme a empresa que você escolher e gastos adicionais, tais como alimentação, lazer e materiais didáticos. Se você não for ficar em uma casa de família, avalie os aluguéis em regiões próximas da instituição que irá estudar.

Qual é o melhor país para fazer um intercâmbio?

O melhor país para realizar intercâmbio dependerá, também, do seu objetivo. Se o foco é melhorar seu currículo, pesquise qual o país mais relevante na sua área de estudo, verifique as descobertas mais recentes e veja em quais universidades as pesquisas foram feitas.

Outro aspecto a ser avaliado é o custo de vida, você pode conferir isso em rankings internacionais, ou realizando um parâmetro dos salários mínimos. Em relação ao dia-a-dia, considere países latino-americanos, pois, neles você, provavelmente, enfrentará menos barreiras culturais e gastronômicas.

O Canadá e a Irlanda são exemplos de países do hemisfério norte que contam com muitos programas para receber alunos intercambistas.

Veja também - Estudar no exterior