Da exclusão ao desinteresse - Corrige Aqui

Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

A educação é fundamental para o desenvolvimento de um individuo,já dizia Kant "o ser humano é aquilo que a educação faz dele", portanto aquele que não a teve ,o analfabeto (funcional ou não) , termina limitado (Melhore a construção dessa ideia). O analfabetismo funcional ainda persiste no Brasil,sendo um grave problema que muitos brasileiros enfrentam (Discussão superficial). Essa persistência se deve a uma sociedade pouco estimulada a leitura e também uma herança histórica de exclusão dos mais pobres do o à educação. (Reelabore as discussões iniciais para melhorar a construção de sentido)

Antes de tudo (Reveja elementos coesivos) é valido notar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e para a alfabetização do indivíduo.De acordo com a "World Literacy Foundation" (Vírgula) uma das principais causas do analfabetismo funcional é a falta de leitura(seja por falta de incentivo,seja por dificuldades financeiras). Tendo isso em mente a situação da sociedade brasileira é preocupante,de acordo com uma pesquisa do Ibope 44% dos brasileiros não leem e a média de leitura nacional é de somente 4,96 livros por ano. (Problemas na progressão de ideias)

Vale lembrar também que o amplo o à educação é algo recente, num ado recente o país era mais rural e com trabalhos mais manuais, não requerendo muito estudo de grande parte da população, então muitas vezes a população de baixa renda, a qual ocupava esses trabalhos, não viam necessidade de uma boa educação para seus filhos e aqueles que viam muitas vezes não conseguiam cobrir os gastos para obter-la (Evite períodos longos. Reestruture essa discussão). Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), em 1960 somente 31% dos jovens de 5 a 19 anos frequentavam as escolas públicas, isso resultou, de acordo com o Inaf, em hoje 53% das pessoas de 50 a 64 terem dificuldades em ler e escrever,gerando um ciclo onde pais com pouca escolaridade acabam criando filhos com as mesmas dificuldades, seja por não ver motivos para os filhos estudarem, seja por não conseguirem ajudar e transmitir o conhecimento deles para os filhos. (Reelabore essa discussão. Evite períodos longos)

Em suma , o analfabetismo funcional tem suas raízes em uma história de exclusão de grande parte da população do o ao estudo e na falta de interesse na leitura (Vírgula) a qual só se agravou com a chegada da televisão e da internet (Melhore a construção de sentido). Apesar de uma melhora progressiva com o ar dos anos ainda há muito trabalho a ser feito. Políticas públicas de incentivo a leitura como feiras de livros , descontos de livros para pessoas de baixa renda, palestras e propagandas que incentivem e mostrem os benefícios da leitura somados a um maior investimento em aulas e cursos de alfabetização de adultos e idosos são possíveis soluções para esse problema. (Reestruture)

Dados correção tradicional

Delimite as discussões e articule mais as ideias ao longo do texto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200