Desafios para a valorização da herança africana no Brasil - ENEM24 - Corrige Aqui

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 02/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

O Brasil teve na formação de sua história grande participação africana. Os navios negreiros chegavam ao território brasileiro com milhares de negros escravizados que traziam em si a cultura de seu berço. Hoje, é notável na sociedade contemporânea brasileira a predominância de pessoas afrodescendentes, e apesar desse fato, o país enfrenta problemas ao valorizar tal herança cultural (Repertório válido e produtivo). A adversão a práticas culturais e a omissão da representação em ambientes escolares exemplificam a problemática.

Em primeiro plano, vale salientar o preconceito como um desafio. Ele se apresenta muitas vezes de maneira inócua. Indivíduos ao se expressarem por meio de vestes tradicionais, costumes e religiões tradicionalmente africanas, são recebidos com um comportamento hostil e desrespeitoso. Sua cultura a a ser reduzida à estereótipos e excluída. (Não desenvolveu as ideias com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Sob este mesmo viés, o estranhamento que surge como resposta ao que se vê como diferente pode ser relacionado á falta de representação, ou representação precária, em escolas (Essa discussão precisa ser mais explorada). As crianças am a crescer sem conhecerem a própria história. A herança cultural se perde e fica presa no ado, o que em torno aumenta ainda mais tal reação de estranhamento.

(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, é possível seguir o raciocínio de Nelson Mandela, líder africano, quando disse que “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Cabe então em ao Ministério da Educação – órgão responsável por formular e avaliar políticas relacionadas a educação – em conjunto ao poder público (Vírgula) a elaboração de movimentos que valorizam a cultura africana no Brasil. Isso pode ser feito por meio de feiras culturais e projetos artísticos em escolar e outros ambientes sociais, com a finalidade de eliminar o estranhamento ao apresentar e celebrar essa rica herança cultural com as novas gerações. (Muito bem. Apresentou todos os 5 elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200