Discriminação histórica - Corrige Aqui

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 16/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

A obra literária ''Triste Fim de Policarpo Quaresma'', do célebre escritor Lima Barreto, narra a vida do patriota brasileiro Policarpo, que dedicou sua vida ao estudo da heterogeneidade cultural brasileira. Ao transpor do espectro literário, percebe-se um posicionamento contrário ao de Policarpo pela sociedade hodierna, haja vista que há desafios significativos para a valorização da herança africana no Brasil. (Muito bem. Repertório legitimado e uso produtivo) Nesse sentido, evidencia-se a estigmatização histórica e a negligência governamental como imes para o reconhecimento da importância da cultura afrobrasileira.

De início, é imprescindível ressaltar que a estigmatização histórica da cultura afrobrasileira é um fator inerente à problemática em questão. Durante o período do Estado Novo, o presidente em exercício Getúlio Vargas baniu manifestações artísticas de origem negra como o pagode, samba e capoeira sob justificava de que tais produções culturais remetiam à ''vagabundagem'' e à criminalidade. Sob essa ótica, observa-se que tal ideário discriminatório ainda influencia a sociedade brasileira, dado que, (Sem vírgula) manifestações culturais como a capoeira, funk e rap ainda são vistos sob essas lentes preconceituosas (Delimite e explore mais essa discussão). Dessa forma, esse preconceito enraizado impossibilita o reconhecimento da importância dos negros na formação identitária do Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, tem-se a negligência governamental como fator agravante da problemática supracitada. Diante disso, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman utiliza o termo ''Instituição Zumbi'' para simbolizar entidades que não cumprem seu papel previamente estabelecido. Sob esse viés, o Ministério da Educação é análogo a este conceito, visto que, no que tange a formação sociocultural dos discentes, percebe-se uma atuação ministerial indiligente. Tal negligência é evidenciada na infimidade de propostas pedagógicas, discussões e debates em sala de aula acerca da importância da herança africana na identidade cultural do país (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, mostra-se fulcral a reformulação curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de valorizar a herança africana no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária uma intervenção pontual. Para isso, o Ministério da Cultura, por meio das verbas públicas, deve estimular financeiramente obras culturais de artistas negros com teor crítico, a fim de subverter o imaginário coletivo racista desse grupo minoritário. Concomitantemente a isso, o Ministério da Educação, em ação conjunta com docentes e discentes, deve reformular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo um currículo escolar com teor crítico e que estimule os alunos a exercitarem o senso crítico acerca da importância da herança afrobrasileira para a identidade nacional. Por fim, teremos mais brasileiros interessados pela heterogeneidade cultural como Policarpo. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200