[Sem título] - Corrige Aqui

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Enviada em: 17/12/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

"É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito". Essa frase do físico Albert Einstein revela-se presente na sociedade brasileira, uma vez que se percebem enormes desafios para a valorização da herança africana no país (Muito bem. Repertório legitimado e uso produtivo). Isso se deve à marginalização da cultura trazida da África pelos negros durante o Brasil Colônia, a qual foi repudiada e invisibilizada pelos colonizadores. Desse modo, percebe-se que a propagação da visão eurocêntrica e a omissão governamental são impulsionadores dessa situação.

Em primeira análise, ressalta-se as raízes históricas dessa problemática. Isso se deve ao fato da cultura negra ser invisibilizada no Brasil desde o Período Colonial, já que os portugueses implementaram uma catequização forçada aos africanos escravizados, obrigando-os a seguir os padrões europeus e proibindo-os de realizar suas práticas e tradições (Fale mais sobre esses padrões), o que levou à marginalização das manifestações que possuíssem elementos de sua identidade, como suas crenças e a capoeira. Ademais, observa-se que esses casos não se restringem ao ado, já que, embora o país tenha se tornado uma República e um Estado Laico, as práticas africanas ainda são vistas de forma negativa pela população verde-amarela.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é necessário pontuar a omissão estatal como perpetuante à essa lacuna social. Desse modo, a socióloga Djamilla Ribeiro afirma que para resolver um problema é preciso tirá-lo da invisibilidade. Nessa perspectiva, observa-se a carência de ações estatais (Cite um exemplo dessas ações) na valorização de personalidades negras fundamentais à construção da identidade brasileira. (Melhore a relação entre as discussões) Um exemplo, (Sem vírgula) é o desconhecimento de muitos cidadãos a respeito da importância da ativista negra Lélia Gonzalez. Ela realizou um papel crucial na luta pelos direitos da população afro-brasileira, especialmente das mulheres, além de contribuir para desmistificar o Mito da Democracia Racial - mostrando que pretos e brancos vivem em desigualdade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se que medidas são necessárias. Dessa forma, a fim de valorizar a herança africana no Brasil, cabe ao Estado - responsável pelos assuntos de interesse nacional - aliado ao Ministério da Educação e às escolas, promover a conscientização dos jovens e adolescentes, a qual ocorrerá por meio da implementação da disciplina "Herança Afro", a qual (Use sinônimos) visará ensinar aos alunos sobre a contribuição dos povos africanos para a construção da identidade do país. Assim, será possível realizar a difícil tarefa de quebrar o preconceito, tal qual disse Einstein. ​​​​​​​(Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200