A importância de incentivar a adoção de animais de rua - Corrige Aqui

A importância de incentivar a adoção de animais de rua

Enviada em: 07/03/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A importância de incentivar a adoção de animais de rua (Há um espaço destinado ao título)


Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura o direito à vida e à dignidade a todos os seres. Todavia, o abandono de animais nas ruas, ao contrário do que prevê a carta magna, representa uma grave mazela para esses seres indefesos. Assim, a solução do problema exige que se combata não só a omissão da sociedade, mas também a inércia do Estado.

Diante desse cenário, a falta de consciência da população acerca da adoção animal contribui para a manutenção do sofrimento dos animais de rua. Sobre isso, Jean-Paul Sartre, em sua obra O Ser e o Nada, afirma que as sociedades modernas evitam debater temas sensíveis, o que ficou conhecido sob o nome de acomodação social. Nessa lógica, o abandono de animais simboliza uma dessas problemáticas não discutidas, o que acarreta impactos, como a superlotação de abrigos e o aumento do número de doenças transmitidas (Cite exemplos) por animais abandonados. Logo, enquanto a omissão do povo for a regra, o direito ao bem-estar dos animais será a exceção.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o filósofo italiano Norberto Bobbio afirmava ser do Estado a dupla função de garantir direitos no texto da lei e assegurar que o cidadão o teria aplicado na prática. Entretanto, a ideologia de Bobbio, embora seja o ideal para o Brasil, representa uma realidade distante, sobretudo no que se refere à proteção animal. Tal omissão das autoridades pode ser exemplificada pela ausência de campanhas massivas de conscientização sobre adoção e pela falta de fiscalização e punição efetiva para quem abandona animais. Desse modo, se a inércia estatal se mantiver, esses animais permanecerão vulneráveis e desamparados.

(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que o Ministério do Meio Ambiente e as escolas combatam a alienação da sociedade acerca do abandono animal, por meio de projetos pedagógicos e comunitários, como palestras educativas sobre adoção responsável e a criação de parcerias com ONGs para promover feiras de adoção. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar tanto a população quanto o Estado na resolução dessa problemática que afeta o direito dos animais ao bem-estar. Nessa lógica, o Brasil poderá, enfim, usufruir dos benefícios previstos na Constituição de 1988. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200