Citação na redação do Enem

Citar obras e autores que estejam relacionados ao tema aumenta a pontuação da prova
Por Lorraine Vilela Campos

Livros, séries, músicas e filmes são inspirações para citações
Livros, séries, músicas e filmes são inspirações para citações
Crédito da Imagem: Canva.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A citação é um mecanismo de linguagem que pode auxiliar o estudante a aumentar a sua nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O participante que deseja citar um autor em sua dissertação deve ficar atento para utilizar o recurso somente se houver necessidade no contexto da produção textual.

Saiba como é a redação do Enem

Se utilizada no momento certo, a citação demonstra que o participante tem conhecimento sobre o assunto proposto e está atualizado a respeito do que acontece na sociedade. No entanto, citar um autor ou obra fora de contexto mostra despreparo, deixa o texto desconexo e pode tirar pontos. 

São várias as possibilidades de extrair citações que possam ser utilizadas nas redações do Enem. Em todas elas é fundamental deixar claro quem é o autor do trecho citado e de que obra/local foi retirado. 

As citações podem ser retiradas de:

  • Livros (fictícios ou de histórias reais);
  • Leis, códigos ou portarias;
  • Músicas;
  • Filmes e documentários;
  • Séries e seriados;
  • Histórias em quadrinhos e charges;
  • Entrevistas (em diferentes veículos de comunicação);
  • Notícias e reportagens.

Fazer uma citação não é difícil. Você pode demonstrar estar atualizado e saber relacionar o tema abordado na redação com o mundo dos streamings, por exemplo, ao citar sua série favorita. 

Os corretores do Enem valorizam muito a capacidade de contextualização e argumentação dos participantes que conseguem trazer elementos do seu cotidiano para a prova. A criatividade e sabedoria no momento da citação em uma redação atende aos critérios estabelecidos para correção, as chamadas competências. 

Veja como é a correção da redação do Enem

Das cinco competências, três valorizam o estudante que cita alguém de forma correta:

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Conheça as cinco competências da redação do Enem

Posso citar os textos motivadores?

Não! Os textos motivadores (ou materiais gráficos como quadros, charges, cartoons/quadrinhos, fotos, gráficos e mapas) são exclusivamente para situar o estudante no tema da prova e orientar sobre o caminho a ser tomado, ou seja, "motivar". 

Além disso, o edital prevê zero automático para quem copie integralmente texto motivador da proposta de redação ou do caderno de questões. Então, não vale nem tentar enganar a correção e copiar trechos dos textos ou materiais de apoio das perguntas das provas objetivas. 

Tópicos deste artigo