Participantes do Enem 2025 têm até hoje, 02 de maio, para entrar com a solicitação de isenção da taxa de inscrição do exame. O benefício é concedido a pessoas que encaixam nos requisitos solicitados.
O período de isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado, a princípio iria até o dia 25 de abril.
O pedido de isenção de taxa do Enem é feito de forma on-line, por meio da página do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para acompanhar a solicitação de isenção de taxa e verificar o resultado é preciso conectar à Página do Participante, para entrar são utilizados os dados da conta gov.br. O resultado preliminar estará disponível em 12 de maio.
Leia também: confira o o a o para realizar a isenção de taxa do Enem 2025
Quem pode fazer a isenção de taxa do Enem 2025?
Podem pedir a isenção de taxa do Enem 2025 participantes que se enquadrem em um dos seguintes pré-requisitos:
-
Estar matriculado no terceiro ano do ensino médio em escola pública no ano de 2025;
-
Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
-
Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
-
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Ser contemplado pelo programa Pé-de-Meia.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa serão divulgados no dia 12 de maio. É possível entrar com recurso sobre esse resultado, entre os dias 12 e 16 de maio. Após o recurso, o resultado final será divulgado em 22 de maio.
Saiba também: estudantes do Pé-de-Meia podem fazer exame de graça
Justificativa de ausência do Enem 2024
Também encerra o prazo para justificar a ausência do Enem 2024. Precisam se justificar participantes que tenham ganhado a isenção de taxa e não compareceram ao exame. A justificativa é feita em conjunto com o pedido de isenção de taxa.
Podem justificar a ausência no Enem 2024 participantes que tenham ado por situações que impediu a participação no exame, como morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, etc.
É preciso apresentar os devidos documentos que comprove a situação. Não são aceitos documentos autodeclarados ou emitidos por pais ou responsáveis.
Veja também: saiba como justificar ausência na edição de 2024 para conseguir isenção da taxa

Crédito da imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil
Enem 2025
O Enem 2025 não teve o edital, nem as datas, divulgados. As inscrições devem acontecer entre os meses de maio e junho, na edição de 2024 as inscrições aconteceram ente 27 de maio e 14 de junho.
Já as provas do exame devem acontecer em dois finais de semana seguidos em novembro.
As provas são compostas por 180 questões divididas entre as quarto áreas de conhecimento, além da redação do gênero dissertativo-argumentativo. Confira a disposição das matérias:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Para mais informações e o edital de isenção de taxa do Enem 2025.