Para que serve o edital do Enem 2025?

As datas do Enem 2025 já estão estabelecidas e edital deve ser publicado hoje, confira quais as funções deste documento.
Em 23/05/2025 09h03 , atualizado em 23/05/2025 09h06 Por Tiago Vechi

Mulher pensativa. Texto na imagem: Para que serve o edital do Enem 2025?
O edital do Enem 2025 estabelecerá as regras do concurso.
Crédito da Imagem: Canva
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As datas do Enem 2025 já foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministro da Educação, Camilo Santana, declarou ontem (22) que o edital seria publicado hoje, dia 23 de maio. 

Saiba mais sobre o Enem 2025

As novidades para este ano são a pré-inscrição de todos os alunos do 3º ano do ensino médio e a volta da certificação do ensino médio pelo Enem 2025. Todas as regras do processo seletivo serão estabelecidas no edital. 

Para que serve o edital do Enem 2025?

O edital do Enem 2025 determina todas as regras do concurso. Desde quem tem direito de solicitar atendimento especializado até a data de divulgação do resultado da prova.

No ano ado, as inscrições abriram no dia 27 de maio e o edital foi publicado no dia 13. Este ano, as inscrições irão abrir no dia 26 e a expectativa é que o edital saia hoje, dia 23 de maio. 

Confira quais regras são estabelecidas pelo edital do Enem:

  • Datas de realização: algumas já foram definidas.

  • Finalidade do exame: este ano, além de o às graduações em universidades públicas e programas como Prouni e Fies, o Enem concederá diplmas de ensino médio.

  • Formato das provas: O Enem costuma seguir a mesma estrutura de 180 questões divididas em dois exames e uma prova de redação.

  • Atendimentos especializados e nome social: Pessoas com deficiência, lactantes, autistas, diagnosticas com TDAH e outras condições podem solicitar atendimentos específicos para farem a prova. O nome social pode ser usado por pessoas trans.

  • Regras da inscrição: A forma como as inscrições serão feitas. Os aluno do 3º já estarão pré-inscritos.

  • Pagamento da taxa de inscrição: A taxa de inscrição, geralmente, é R$85.

  • Regras dos locais de prova: Há peça de roupas proibidas, assim como, regras relacionadas a equipamentos eletrônicos.

  • Horários de aplicação: A aplicação do Enem costuma durar em torno de 5 horas.

  • Normas de identificação dos participantes: É estabelecido quais documentos são aceitos.

  • Obrigações do participante: O participante do Enem precisa seguir algumas regras para o bom funcionamento do exame.

  • Possibilidades de eliminação: Há condições, como mexer no celular ou se comunicar com outros candidatos na hora da prova, que provocam a eliminação imediata do participante.

  • Regras da reaplicação: A replicação acontece todos os anos para candidatos que não conseguiram comparecer no primeiro exame.

  • Padrão das correções da prova: É preciso ter uniformidade e isonomia na correção dos exames.

  • Divulgação do resultado: Desde a forma até as datas de divulgação do resultado são determinadas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2025

O Enem conta com 180 questões objetivas no total, divididas em: 45  de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Além disso, os candidatos devem produzir uma redação dissertativa argumentativa cujo tema costuma ser uma questão-problema de cunho social. É necessário analisar o assunto e lançar uma proposta de intervenção, que é uma solução viável para a questão.

O Enem abre oportunidades de ingresso para universidades públicas pelo Sisu, assim como, podem ar bolsas e financiamentos estudantis em instituições privadas pelo Fies e pelo Sisu. Confira mais informações sobre esses programas:

 Sisu

SiSU é um processo seletivo que aproveita as notas do Enem na oferta de vagas de cursos de graduação da educação superior pública. As universidades definem critérios e regras próprias, como os pesos mínimos para as notas de cada área do conhecimento do Enem, conforme o curso de escolha. Dessa forma, os interessados devem conferir no documento chamado Termo de Adesão ao SiSU as especificações sobre os pesos. Neste arquivo, as instituições informam também a quantidade e distribuição de vagas.

ProUni

ProUni é o Programa Universidade para Todos, criado pelo MEC em 2004 para selecionar candidatos e preencher vagas em universidades particulares de todo o Brasil.

Para participar do ProUni, o candidato não pode ter diploma superior e precisa ter baixa renda. Também é necessário atender alguns requisitos, como, por exemplo, ter estudado na rede pública ou como bolsista na rede particular.

É obrigatório, ainda, que o estudante tenha feito uma das duas edições anteriores do Enem e tenha tirado nota acima de zero na redação e, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas.

Fies

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa criada em 2001 para apoiar alunos de instituições privadas no custeio de cursos de graduação. Recentemente reformulado, o programa apresenta o Fies Social, destinando metade das vagas a estudantes do CadÚnico. Os requisitos incluem a participação em provas do Enem, com média superior a 450 e nota não nula na redação.

O financiamento do Fies varia de 50% a 100% do curso de graduação, com a estimativa de quitação em até 14 anos. O pagamento ocorre mediante desconto na fonte quando o graduado obtém renda, sendo possível o pagamento mínimo em casos de ausência de renda prevista. 

Datas do Enem 2025

Confira as principais datas do Enem 2025 e acompanhe o processo seletivo:

  • Pedidos de isenção da taxa: 14 a 02/05

  • Resultado preliminar: 12/05

  • Recursos: 12 a 16/05

  • Resultado definitivo após análise dos recursos: 22/05

  • Inscrição: 26/5 até 6/6

  • Provas: 9/11 e 16/