60 anos da TV Globo: veja cursos para quem quer trabalhar na televisão

Jornalismo, cinema, publicidade e design de moda são exemplos.
Em 25/04/2025 17h21 , atualizado em 28/04/2025 15h38 Por Silvia Tancredi

mulher ruiva com óculos operando câmera de televisão
Trabalhar na televisão é bem dinâmico
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A TV Globo, um dos canais da televisão brasileira, comemora 60 anos. Jornalismo, cinema, publicidade e design de moda são exemplos de cursos para quem quer trabalhar na televisão.

Profissionais que atuam ou já atuaram na televisão afirmam que é um local de trabalho dinâmico, sem rotina e até divertido. Para se dar bem na área, também é preciso ser antenado aos acontecimentos, criativo e ter muita responsabilidade. 

Mas, quem já trabalhou na televisão garante: não é todo esse glamour que alguns pensam. Ao contrário, pode ser cansativo e com muitas horas extras e plantões.

Está preparado para trabalhar na televisão? Já sabe em qual área? Veja abaixo exemplos de profissões que podem ser para você.

Leia também:

Cursos para quem gosta de falar em público

Cursos para trabalhar na televisão

Jornalismo

As pessoas que escolhem o curso de Jornalismo costumam ser aquelas mais apaixonadas pela comunicação e informação, seja ela escrita ou falada. Os jornalistas têm facilidade para ar informação para seu público e estão sempre preparados para transformar os fatos em notícias.

Esses profissionais tão comunicativos prezam muito pela veracidade da informação e têm a responsabilidade de checar os fatos em fontes oficiais para garantir que a sociedade fique bem informada. Eles podem trabalhar em jornais impressos, assessorias de imprensa, portais de notícias digitais e no local que mais exige a habilidade de falar: a televisão.

Os jornalistas televisivos gravam vídeos em público, em ambientes fechados e apresentam programas ao vivo, por isso, não podem ter receio.

Confira como funciona o curso de Jornalismo

Artes Cênicas

As Artes Cênicas englobam a prática, o estudo artístico e suas formas de expressão nos palcos de teatro, em óperas, em danças, no circo e em outros lugares

Também chamadas de artes performáticas, as artes cênicas englobam não apenas a prática, como também todo o estudo artístico e suas formas de expressão dentro de palcos de teatro, óperas, danças e circo.

O curso de Artes Cênicas é destinado aos que querem compreender as Artes Cênicas como um todo, no entanto, mesmo a área sendo abrangente, na formação, os alunos recebem maior contato com as práticas e expressões artísticas do teatro. Além das aulas e disciplinas corporais, os alunos têm o a diversas áreas da profissão, como maquiagem, cenografia e figurino.

A graduação tem oito semestres de duração e pode ser oferecida nas modalidades bacharelado e licenciatura. Como bacharel, o profissional poderá ter ênfase em atuação, direção teatral, teoria e crítica, ou cenografia. Já os licenciados poderão atuar como professores em escolas, cursos específicos ou projetos de ação cultural.

Veja como é o curso de Artes Cênicas

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda é voltado a estudantes criativos, curiosos e ousados, já que a prática da profissão é exercida, na maior parte das vezes, em um ambiente dinâmico, onde a liberdade de ideias e o trabalho em equipe prevalecem. 

No dia a dia da profissão, os publicitários trabalham diretamente com o planejamento, organização e desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias em diferentes mídias e, portanto, dependem da criatividade e de técnicas de comunicação para encontrar a melhor forma de apresentar produtos, serviços, ideias e marcas para o consumidor a fim de promover sua venda ou garantir sua boa imagem. 

Leia como é o curso de Publicidade e Propaganda

Design de Moda

Design de Moda é voltado a estudantes que querem trabalhar desenhando e produzindo roupas, órios, sapatos, bolsas, etc. Para isso, a recomendação é que os alunos sejam detalhistas e criativos. Também é interessante que goste de desenhar e saiba mexer em máquinas de costura.

O curso conta com aulas mais práticas e com conteúdos mais diretos, voltados especificamente para atender a demanda do mercado de trabalho.

Confira mais detalhes sobre o curso de Design de Moda

Fonoaudiologia

Os fonoaudiólgos são profissionais que ajudam as pessoas no tratamento de problemas relacionados à audição e à fala. O fonoaudiólogo diagnostica os distúrbios tanto de recém-nascidos, crianças, adultos e idosos e os ajuda na recuperação máxima desses problemas.

Os profissionais podem ser procurados por artistas, jornalistas, cantores, palestrantes e pessoas que trabalham com voz e locução para que possam melhorar a dicção durante a fala. 

A graduação em Fonoaudiologia é estruturada em três ciclos:

  • Básico;

  • Integrado Profissionalizante;

  • Prático Profissionalizante.

A grade curricular do curso é composto de disciplinas de áreas diversas: biológicas e da saúde, bem como psicologia e pedagogia, sociologia e linguística. No entanto, boa parte da formação é direcionada para conteúdos específicos do curso como motricidade oral, linguagem, audiologia e voz, entre outras. O estágio é obrigatório e geralmente ocorre no último ano.

Saiba mais do curso de Fonoaudiologia

Biblioteconomia

O bibliotecário é o profissional com competência técnica e social para coleta, seleção, organização, tratamento e promoção do o à informação, por meio de documentos, obras literárias e audiovisuais disponíveis em bibliotecas, centros culturais, acervos físicos ou eletrônicos e outras unidades de informação. 

O curso de Biblioteconomia, que já foi Comunicação Social e hoje faz parte de Ciência da Informação em muitas instituições, é responsável por formar profissionais e pesquisadores dos pontos de vista social, cultural, técnico e tecnológico. O bibliotecário é um agente da cultura e educação, não cabe a ele apenas a catalogação de obras, por exemplo.

Veja como é o curso de Biblioteconomia

Leia também:

9 cursos para quem gosta de desenhar

Cursos e profissões de 10 presidentes do Brasil