O MEC anunciou que estudantes do curso de Medicina deverão fazer o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de forma obrigatória. O lançamento da prova foi feito na manhã de hoje, 23 de abril.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo exame para estudantes de Medicina será organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O objetivo do Enamed é avaliar a formação médica no Brasil, ainda de acordo com o MEC. Além disso, as notas dos estudantes de Medicina servirão para ingresso a programas de residência médica. Os dados do exame também impactarão diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e no ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
Quem poderá participar do Enamed?
O MEC informou que poderão participar do Enamed dois públicos:
-
Estudantes de medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare);
-
Médicos interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de o direto do Enare e inscritos no Enamed.
Como será o Enamed?

O MEC informou que o Enamed tem como foco criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de o direto.
O Enamed começará a ser aplicado ainda em 2025 e ocorrerá anualmente. Todos os estudantes das universidades de Medicina do Brasil deverão fazer a prova.
O exame será uma união das matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Enade do curso de Medicina e da prova objetiva do Enare.
Inscrição do Enamed
A previsão é que a inscrição para o Enamed comece em julho. Haverá uma taxa, mas o valor ainda não definido. A isenção da taxa poderá ser solicitada.
Terão isenção de taxa estudantes que farão Enade e que não pretendem utilizar os resultados da prova para ingressar na residência, via Enare, estão isentos de taxa.
Para mais detalhes, e o site do MEC.
Curso de Medicina
O curso de Medicina tem duração de seis anos e é ministrado em período integral, portanto, o estudante interessado em prestar Vestibular para Medicina deve ter disposição, disciplina e determinação, principalmente porque os estudos não param por aí.
Após a conclusão da graduação, há a residência médica, cuja duração é de dois a cinco anos, e os estudos contínuos para se atualizar sobre as novidades do mercado. Também é preciso saber lidar com sangue e cadáveres, tão presentes nas aulas práticas.
O médico também precisa ter equilíbrio emocional para lidar com a dor dos pacientes e, o mais complicado, a morte. Por isso, aspectos como solidariedade, carisma, equilíbrio emocional e vontade de ajudar o próximo são fundamentais. Acima de tudo, é necessário ter vocação.
Leia também: Dia do Médico: conheça as principais especialidades da Medicina
Crédito das imagens:
[1] e [2] Shutterstock