O resultado preliminar dos pedidos de isenção do vestibular 2026 da UFPR está disponível. Esta publicação é referente a quem solicitou isenção pela Lei 12.799/13, responsável por conceder gratuidade para estudantes de escolas públicas e para membro de famílias de baixa renda.
Confira o resultado das solicitações de isenção pela Lei 12.799/13 no vestibular 2026 da UFPR.
A taxa de inscrição está no valor de R$ 195 e, para quem não conseguir isenção, é preciso pagá-la até o dia 9 de junho. O resultado final de ambos tipos de isenção será divulgada no dia 30 de maio.
Estude com provas antigas da UFPR.
Isenção no vestibular 2026 da UFPR
A isenção de taxa no vestibular 2026 da UFPR é concedida em duas categorias e cada um tem o seu calendário próprio. As isenções concedidas pela Lei 12.799/13 já tiveram o seu prazo de solicitação encerrado e o resultado preliminar divulgado hoje.
Já as isenções concedidas por conta do cadastro no CadÚnico podem ser solicitadas até o dia 23 de maio e terá seu resultado preliminar divulgado no dia 26 de maio. No caso de ter a isenção negada, é possível interpor recurso, a resposta final será publicada no dia 30 de maio.
Confira o o a o para solicitar isenção pelo CadÚnico:
-
a) primeiramente, preencher o formulário de inscrição do PS/UFPR 2026;
-
b) em seguida, preencher o formulário próprio para solicitação de isenção e informar seu Número de Identificação Social (NIS) individual válido (não excluído);
-
c) informar NIS e nome completo idênticos aos que constam no CadÚnico e no formulário de inscrição;
-
d) ter obtido aprovação do seu cadastro no CadÚnico há pelo menos 45 (quarenta e cinco) dias contados da data da solicitação da isenção;
-
e) possuir renda familiar bruta de até 0,5 (meio) salário mínimo por pessoa;
-
f) ter atualizado seu cadastro no CadÚnico nos últimos 48 (quarenta e oito) meses, inclusive nos casos em que o cadastro individual tenha sido incluído em um grupo familiar.
Provas do vestibular 2026 da UFPR
As provas do vestibular 2026 da UFPR serão aplicadas em duas fases que acontecem em três dias. A primeira data de aplicação é 5 de outubro, depois, haverá exames nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A primeira fase terá 5h30 de duração e contará com 90 questões objetivas que se distribuirão da seguinte forma:
-
a) 9 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História;
-
b) 8 questões sobre Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano);
-
c) 18 questões de Português, sendo 12 de uso da Língua Portuguesa e 6 relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira;
-
d) 5 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Filosofia e Sociologia.
A segunda fase acontece em dois dias, em 30 de novembro é realizada a prova de compreensão e produção de textos, comum a todos os candidatos. Já no dia 1º de dezembro, serão aplicadas as provas específicas referente aos cursos selecionados, podendo haver até dois exames, a depender da graduação.